A
vinda do governador Renato Casagrande a Cachoeiro para inaugurar o Bernardino
Monteiro – por sinal obra de grande importância cultural – e liberar recursos
para outras obras, encheu de gás o prefeito Victor Coelho. O anúncio de uma
eventual desistência de Lorena, candidato do PSB e do prefeito, por certo
atingiu o prestígio dele, projetando, por óbvio, para futuro. Claro que Victor,
jovem, tem projetos políticos. O que seria, até, natural de se pensar. Ficou
bravo.
Ferraço, por sua vez, que vem liderando o
páreo, paga hoje um preço alto por ter inventado, um dia, o hoje candidato
Diego Libardi. Tratou Libardi como se fosse um filho. Hoje reacendem velhas tragédias gregas de
filho contra o pai. A ponto de circular
nas redes gravações passadas de Ferraço elogiando Diego, como um jovem que
“realizará aquilo que eu não pude fazer”. Fake news? Diz Ferraço que não há desinformação
em Cachoeiro. Ele mesmo está provando que há. Então, por precipitação, queimou a língua...
Bem, por outro lado, Casteglione foi buscar
no PC do B uma candidata puro sangue – Marlene – mulher do ex-vereador Almir
Forte. Aí botou a cabeça de fora e mostrou sua estratégia: acreditar que os
eleitores cachoeirenses são violentamente contra Bolsonaro. Estava quieto até
agora. Mas, com isso, quer alcançar o prestígio de Lula.
O candidato bolsonarista Leo Camargo quer
embarcar no carisma de Magno Malta. E o senador trouxe aqui o presidente do PL
nacional, Valdemar Costa. São notícias
relativamente requentadas, mas Lorena apontou o seu vice, o ex-vereador Alex
Cipriano, do PDT, que é a mais atual. E,
natural, em busca de legenda e tempo na TV.
Bem, como esse quadro, não tão completo, o
eleitor começa a raciocinar em termos objetivos. Isso, pelo menos para muitos,
é uma forma de exigir, por lógica, uma ajuda dos candidatos para raciocinar de
forma mais objetiva e palpável. Também uma dica para os assessores dos
candidatos que os lançam na mídia. Por
exemplo, algumas mensagens já ficaram tediosas ou ridículas. Por isso, didaticamente,
já passou da hora de divulgar o plano de governo de cada um.
Por outro lado, há uma campanha nacional
lançada pelo TSE, ANER e outras 11 associações e instituições de jornalismo
profissional no combate à desinformação nas eleições. A ação conta com dois
livros com informações sobre a Instituição e o Processo Eleitoral. Um deles tem
como público-alvo os eleitores, enquanto o outro é destinado aos jornalistas.
De acordo com a Ministra Carmen Lúcia, que
estará amanhã em Vitória, o que se pretende é garantir o voto livre, sem
contaminação com desinformações, com mentiras, que fazem com que a liberdade
seja garroteada com informações que não condizem com a realidade dos fatos.
O TSE está anunciando também a implementação
do número 1491, para o qual qualquer pessoa poderá ligar e denunciar
desinformações. A partir da denúncia, um centro integrado irá verificar se
existe procedência e avaliar quais serão os encaminhamentos dados.
Bem, o que há de mais importante na campanha,
então, é que o prefeito Victor entrou em campo para mostrar que está
realizando, com críticas ao maior opositor de Lorena: Ferraço. A grande verdade
é que a população passou a conhecer um prefeito mais, digamos, incisivo e que,
com uma eventual derrota de Lorena, macula seu mandato. Com críticas, por
óbvio, a Ferraço.