Crônicas
Para não dizer que não falei…
2024-04-05 11:17:13

Claro que eu teria que escrever sobre a tragédia do Sul do estado, atingindo mais frontalmente a cidade de Mimoso do Sul. Mas é muita tristeza para começar o ano. Contrapondo a isso – e trazendo alento – o que se destaca é a solidariedade dos capixabas. Passei por muitas situações semelhantes durante a vida, sobretudo no período no qual me meti na vida pública. Porém, quando tudo volta ao normal – nem sei se é normal – ficamos esperando a próxima tragédia, achando que ela não vai acontecer. Até que que um dia, chegam as águas.
O problema maior é que as cidades carecem de planejamento. E quando as águas das chuvas chegam, não se sabe o que fazer senão prestar solidariedade. Que é o caso agora. Quando se perguntava a Jaime Lerner, então prefeito de Curitiba, o que uma cidade é boa, ele dizia que é quando ela é boa para seus habitantes. Dizia que é a cidade que considera a universalidade do respeito à escala humana, que tem senso de justiça social, que dá dignidade e sustentabilidade à vida das pessoas por meio do trabalhar, do morar, do viver e do construir sua história.
Sintetizando, diria que o planejamento urbano é o seu instrumento de transformação. Sempre defendi a tese – e nunca me deram bola – que a Secretaria de Planejamento nunca deveria ser um apêndice da administração, cujo titular o mandatário nomeia, para um cargo em comissão. Deveria ser um organismo permanente, planejamento a cidade o tempo todo. Só assim evitaríamos que obras não fossem realizadas ao sabor das conveniências políticas.
Você quer um exemplo? O Victor Coelho, prefeito de Cachoeiro, só está realizando essas obras de macrodrenagem – fundamentais para evitar os desastres – porque tem muita coragem. Elas, obras, embora fundamentais para corrigir erros da falta de planejamento – incomodam e causam transtornos até que sejam concluídas. Mas corrigem erros do passado por falta de planejamento. Os prefeitos não as realizam porque, depois de pronta, ficam escondidas e, em tese, não dão voto. Mas, afinal, fiquemos como nossa solidariedade.

Link da Matéria:
https://revistaleia.com/para-nao-dizer-que-nao-falei/
Leia mais Crônicas
Precisa de ajuda? Entre em contato com nossa equipe de advogados
V1.0 - 0730 - © WILSON MÁRCIO DEPES ADV. - Agência PenseDMA 2022. Todos os direitos reservados.