Algumas reflexões necessárias
2022-08-22 16:04:42
Wilson Márcio Depes
Bem, dizer que a Feijoada da Leia foi um sucesso é desnecessário. Todo mundo já sabe. Inclusive porque os meios de comunicação são muito rápidos. Postagens de todo tipo dão uma ideia do sucesso da revista. Parabéns ao Jackson Júnior e sua equipe. Em relação a festas, vem aí a Feira da Bondade, nos próximos dias 13 a 15. A Feira foi criada por Heloisa Borges Valadão nos moldes – guardadas as devidas proporções – da Feira da Bondade, no Rio de Janeiro, a idealizada pelo famoso Dom Helder Câmara, uma das figuras mais notáveis da história de nosso país. Os mais jovens, que não o conheceram, procurem resgatar sua trajetória, principalmente na luta contra a ditadura. Ficarão orgulhosos de nosso país. Tive o privilégio de conhecê-lo pessoalmente e tenho isso como uma relíquia que não tem preço.
Esta semana li a pesquisa divulgada pela Datafolha que mostra que no intervalo de pouco menos de dois meses, a rejeição ao presidente Bolsonaro subiu cinco pontos percentuais, chegando a 38%. A avaliação não é confortável para o presidente, pois é pior que as de Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma a esta altura do primeiro mandato. Claro que os motivos principais foram “as falas do presidente” e “a Amazônia”. O governo vai enfrentar outro tiroteio: a equipe econômica vai apresentar ao Congresso um novo tributo sobre transações bancárias, nos moldes da antiga CPMF. Como diriam os velhos colunistas: “É bomba”. Ou: Nitroglicerina pura.
Daqui a pouco vamos ter eleições municipais. Ano que vem – bem próximo – vamos viver sob o efeito das campanhas. Tenho lido em nossos jornais, também nos on line – e até fico feliz – com o número de candidatos a prefeito de Cachoeiro. Pessoas que vão submeter seus nomes ao julgamento popular.
Contei, até agora, mais de 10 pré-candidatos. Que Deus possa nos orientar nas escolhas, porque candidatos não faltam. O Fundo eleitoral terá 2,5 bi nessa corrida de 2020. Por isso, vou passar o final de semana com essas reflexões.